Home / Dicionário de Contabilidade / Entenda o que é Guia da Previdência Social e porque é importante pagar

Entenda o que é Guia da Previdência Social e porque é importante pagar

Contar com a segurança de receber uma aposentadoria no futuro, e de também ser atendido pelo sistema único de saúde, é uma das vantagens de pagar regularmente sua GPS, Guia da Previdência Social.

E, atualmente, empreendedores de pequenas empresas podem regularizar seus negócios de diversas formas, pagando poucos impostos por meio da opção pelo Simples Nacional, e, assim, garantir esse direito à seguridade social.

Nesse sentido, o empreendedor pode usar diversos formatos de pessoa jurídica, como MEI, ME, EI, EPP, EIRELI e até LTDA.

Por isso, não deixe de regularizar seu negócio para que sua GPS faça parte da contabilidade de sua empresa, assim como as demais obrigações de seu empreendimento.

Neste texto, você entender em mais detalhes o que é Guia da Previdência Social (GPS) e, dessa forma, poderá tomar as providências necessária para pagá-la na data e da forma correta.

Leia também: Conheça os benefícios e vantagens de ser um MEI – Microempreendedor Individual

O que é Guia da Previdência Social, GPS?

Quer saber o que é Guia da Previdência Social, a chamada GPS?

Ora, GPS, sigla para Guia da Previdência Social, é o documento utilizado para o recolhimento das contribuições sociais a ser utilizada por pessoas físicas ou jurídicas, ou seja, é a guia para pagamento do seguro recolhido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Pode ser usada por empresas, contribuintes individuais, contribuintes facultativos, segurados especiais e pelo empregador doméstico.

A partir deste regime unificado para o pagamento dos tributos, o contribuinte, garante os benefícios previdenciários e pode ser pago diretamente em bancos e casas.

Neste link, você pode calcular o valor de seu carnê do GPS: Carnê GPS

Prazos para pagamento da GPS

Agora que você já sabe o que é Guia da Previdência Social, pague sempre no prazo!

  • Empresa ou Equiparada: até o dia 20 do mês seguinte àquele a que se refere a contribuição e a do 13º salário até o dia 20 de dezembro.
  • Contribuinte Individual, o Facultativo e o Segurado Especial: até o dia 15 do mês seguinte àquele a que se refere a contribuição.
  • O Empregado Doméstico: o recolhimento deve ser efetuado até o dia 7 do mês seguinte àquele a que se refere a contribuição.
  • Microempreendedor Individual – MEI: fazer o pagamento até o dia do vencimento através da Guia DAS, em que recolhe todas as suas obrigações.

Não sabe o que é DAS? Descubra aqui: O que é DAS? Documento de Arrecadação do Simples Nacional

Dentre as vantagens de ser um MEI está o fato de poder pagar sua Guia da Previdência Social e contar com os benefícios correspondentes.

Mas existem muitas outras vantagens em ter um negócio regularizado. Confira todas elas baixando nosso e-book gratuito: Quais as vantagens e benefícios de ser um MEI

Artigos relacionados ao termo GPS:

Baixe grátis o aplicativo | Ou acesse a versão web